Notícias

Sabe o que é uma API (Application Programming Interface)?

Os modelos de programação têm vindo a mudar ao longo dos anos e hoje é comum ouvir-se falar em WebServices, Cloud, microsserviços, APIs, etc.

Sabe o que é uma API e como esta a pode ajudar a automatizar os processos do seu negócio? 

A sigla API significa Application Programming Interface, em Português, Interface de Programação de Aplicações.

Esta permite a integração de sistemas, apresentando vantagens como a proteção e segurança dos dados, otimização da performance da plataforma, automatização dos processos, facilidade na troca de informação entre sistemas com diferentes linguagens de programação e a própria monetização da API (cobrando, por exemplo, para que os utilizadores possam aceder a um determinado tipo de informação).

Esta interface agrega um conjunto de padrões, de rotinas e de funções de programação definidos por intermédio de um software que possibilita o uso das funcionalidades das aplicações para uso dos serviços, sem necessidade do seu envolvimento em processos demasiado complexos de implementação.

Resumidamente, uma API é um conector/interface que faz a interligação entre diferentes aplicações/sistemas com linguagens de programação distintas, de forma célere e com toda a segurança necessária. Estas podem ser utilizadas nos mais diversificados tipos de negócio e nos mais diferenciados contextos.

Imag-in @ 2019